BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sorriso obrigatório

Há alguns dias eu ouvi no rádio uma notícia dizendo que o metrô de Tóquio irá instalar câmeras em 15 estações, ligadas a um sistema informatizado que irá medir o grau de sorriso dos funcionários. Os mais sisudos serão advertidos para não ficarem tão sérios e serem mais gentis. A informação continuava, citando outros possíveis usos para a tecnologia, mas este ponto inicial preocupou-me.
É claro que eu prefiro ser atendido por pessoas simpáticas e sorridentes. Concordo que devemos evitar misturar trabalho e problemas pessoais.
Mas levo em conta que ninguém é um robô. É impossível a pessoa simplesmente desligar o que sente durante o horário de trabalho. Não dá para deixar os sentimentos no cabide, junto com o casaco, e pegar na volta.
A advertência de hoje pode tornar-se o motivo para demissão de amanhã. Isto é justo?
Da mesma maneira, é justo privar as pessoas do direito aos seus sentimentos? Obrigar a serem, ou aparentarem ser, eternamente felizes?
Trabalhei em uma empresa que preconizava o chamado “atendimento feliz”. Um nome inadequado, na minha opinião. Mas ao menos, na ocasião, levava-se em conta que os atendentes eram, antes de mais nada, seres humanos. Em caso de necessidade, conversava-se, procurava-se ajudar a pessoa a melhorar seu estado geral de ânimo. E não dar-lhe uma advertência.
Até porque, um sorriso forçado é perfeitamente visível para a pessoa que estiver sendo atendida. E talvez não seja perceptível para o software.
E eu prefiro ser atendido por alguém que, mesmo não estando em seus melhores dias, saiba ser cordial, a uma pessoa que ostenta um sorriso visivelmente falso.

14 comentários:

Feiticeira disse...

as pessoas deviam entender que sorrir faz mais bem a quem sorriu do que a quem o recebe

ótimo sabado

beijo

Whispers disse...

Ola!
Penso que na verdade ser atendido com um sorriso seja ele falso ou verdadeiro e sobretudo ser educado, faz parte do trabalho.
Como cliente eu nao tenho culpa de ninguem estar com problemas.
Concordo que se deve ter respeito pelso sentimentos das pessoas,mas infelizmente no mundo que vivemos, nao diz nada o respeito hoje em dia, fala alto o dinheiro e a posicao social.
Desejo que voce tenha um fim de semana maravilhos
beijo
Whispers

Leonor Varela disse...

"Que seja eterna a vitória dos seus dias,
mesmo quando eles lhe derem

a impressão de fracasso.
E nunca se esqueça que atrás das nuvens

sempre existirá sol."

Bom domingo
beijos

Com ou Sem conclusões disse...

Acho que tudo por um mundo menos "rabugento". Por mais q começa por pessoas q estao de "mau com a vida" trará algo pros clientes.

Quint disse...

Como servidor público que sou, procuro sempre atender as pessoas com a maior correcção e civilidade.
Não considero o sorriso particularmente importante, até porque não sou pessoa de grandes sorrisos também e os assuntos de que trato são coisa séria (sou jurista).

Pensador disse...

Feiticeira, obrigado pela visita. Concordo que sorrir verdadeiramente faz mais bem a quem sorri do que a quem recebe o sorriso. Mas, e nos dias que não temos vontade alguma, como ficam as coisas?

Whispers, não temos culpa dos problemas dos outros, e eu não abro mão de ser atendido com educação, da mesma maneira que procuro atender às pessoas com educação. Mas acho que um sorriso falso me faz lembrar mais de hipocrisia. Obrigado pela visita.
Princesa, obrigado pela visita. Lindas palavras.

Com ou Sem conclusões, um mundo "menos rabugento" é o ideal. Mas precisamos fazer para que ele seja "menos rabugento" de fato. Obrigado pela visita!

Ferreira-Pinto, concordo que atender com civilidade e educação é um primeiro passo. E isto pode ser feito independente de como nos sintamos naquele dia. Obrigado pela visita.

Moonlight disse...

Pensador,

Hoje ao abrir teu blog e ler tuas palavras,não pude deixar de sorrir....tuas palavras vêm ao encontro de meu pensamento,pois hoje entrei numa loja em que as empregadas foram tão mal dispostas,que me questionei interiormente,quando seria que as pessoas deixam de ser tão mal dispostas ao balcão?
Cada dia que passa mais dificilmente se encontra pessoas com um sorriso nos lábios e bem educadas.Sinceramente sinto tristeza nisso...não acho que as camaras de vigilancia sejam o remedio para isso...mas uma formação nesse aspecto seria bom.Loooool
Não podemos deixar os problemas no armario,mas tambem não devemos remete-los para quem nada tem haver com isso.
A educação e um sorriso,mesmo ao deleve no rosto,não custa muito!
Eu sei que sou suspeita...pois são duas coisas que não me faltam,mesmo naqueles dias que nem me apetece sorrir....mas não somos todos iguais,não é????
Gosto imenso de te ler!

Um bj cheio de luar

Pensador disse...

Querida Moonlight,
Fico feliz se meus pobres pensamentos te fizeram sorrir, e foram ao encontro do que lhe aconteceu. Espero que tenham servido de consolo ao mostrar que não é apenas com você.
Eu também prefiro, como tenho dito, a cordialidade no atendimento. É um item imprescindível.
Mas não acho que obrigar a isto seja a solução.
Grato pelo carinho e pelas visitas, seja sempre bem vinda ao meu cantinho. Beijos carinhosos.

Secreta disse...

Sorrisos sim , dão muito melhor aspecto... mas , odeio ver as pessoas com sorrisos forçados. Prefiram q estejam sérias.

Adoa Coelho disse...

Prefiro que não sorriam, se for forçado nota-se e é pior.
Se as pessoas forem gentis e educadas, o sorriso vem naturalmente!

Libertya... disse...

concordo plenamente e dizem que sou uma adepta fervorosa do sorriso,passo a vida a sorrir,mas quando não tenho vontade sou no minimo educada e cordial,nunca sizuda ou rabugenta. Trabalho com publico e apesar dos inumeros defeitos que tenho,nunca levei os problemas pessoais para o trabalho.não concordo com as advertências mas sim com o companheirismo entre colegas e espirito de equipa e solidariedade,coisa cada vez mais em desuso infelizmente....
adorei o post.
bjs de luxo

O Árabe disse...

Bem pensado o post! A ser feliz por obrigação, prefiro sentir-me livre para ser infeliz. :) Bom resto de semana.

Feiticeira disse...

Amigo Pensador

No dia que não achamos que queremos sorrir é só lembrarmos dos tempos que iamos ao parque, da pipoca, do algodão doce e do sorvete derretido sujando a roupa.
Isso não era bom demais? Então vale um sorriso, ou não?

Beijos meu amigo

Pensador disse...

Secreta, concordo com você. Seriedade e simpatia sem sorriso é melhor que um sorriso forçado. Obrigado pela visita.

Adoa, mesmo que não venha o sorriso, a gentileza se faz ver. Obrigado pela visita.

Princesa, desejo-lhe toda essa felicidade. Volte sempre, amiga.

Luxúria, concordo, sempre devemos procurar separar as coisas. Mas
às vezes a tristeza, infelizmente, é mais forte. Obrigado pela visita e comentário. E continue sorrindo sempre.

Árabe, desejo-lhe sempre motivos para sorrir verdadeiramente. Obrigado pela visita.

Feiticeira, de fato vale um sorriso. Você conseguiu arrancar-me um. Obrigado. Volte sempre.